EPI EQUIPAMENTO DE SEGURANCA
Podemos classificar os EPI´s em 4 grupos:
Proteção para a Cabeça
Proteção para os Membros Superiores e Membros Inferiores
Proteção do Tronco
Proteção das vias Respiratórias e Cintos de Segurança
Principais equipamentos de proteção individual: EPI
-Capacete de segurança: Usado para fornecer proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.
-Protetor auditivo tipo plug: Muito usado para controlar a exposição ao ruído.
- Protetor auditivo tipo concha: Muito usado para controlar a exposição ao ruído.
-Botina de segurança: Fornece segurança para os pés contra perfurações causadas por pregos e outros, proteção contra queda de objetos (bico de aço).
-Máscara para poeira: Proteção contra poeiras provenientes de corte de tijolos, cerâmicas, etc. Proteção contra o pó proveniente de madeira.
- Máscara para produtos químicos: Usada por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira. Muito usada também para proteger contra os químicos na pintura.
- Cinto de segurança tipo pára-quedista: Indicado para proteção em trabalho em altura. Vale lembrar que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros de altura (NR 35.1.2).
- Luva de raspa: Para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões…
- Luva de látex: Muito usado por pedreiros para evitar contato com cimento, argamassa, etc. O ponto negativo desse EPI é a resistência que é baixa.
- Viseira de proteção: Serve para proteção contra partículas em projeção. Muito usado em serras circulares, lixadeiras e policortes.
- Óculos de proteção: Serve para proteção contra partículas em projeção.