Epi's e epc's em laboratórios de análises clinicas
EPI e EPC No laboratório de Analises Clinicas. [pic]
São Bernardo do Campo - SP 2012 Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo de uso individual, que tem como objetivo proteger a saúde e manter a segurança dos trabalhadores de todas as áreas. Atua como medida protetiva à segurança e higiene dos empregados no meio ambiente do trabalho. Os mais comuns são: protetores auriculares, luvas, máscaras, calçados, capacetes, óculos, e vestimentas. Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) como o próprio nome já diz, são equipamentos utilizados para proteção coletiva de trabalhadores expostos a risco. Os mais comuns são: enclausuramento acústico de fontes de ruído, ventilação dos locais de trabalho, extintor de incêndio, cabine de segurança biológica, capelas químicas, e cabine para manipulação de radioisótopos.
EPI E EPC COMO BARREIRAS.
As barreiras primárias são formadas pelos EPI e EPC.
O uso dos EPI no Brasil é regulamentado pela Norma Regulamentadora NR-6 da Portaria no. 3214 de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Exemplos de Equipamentos de Proteção Individual no Laboratório.
•Jaleco - Protege a parte superior e inferior do corpo, Previnem contaminação de origem biológica, química e radioativa, além da exposição direta a sangue, fluídos corpóreos, borrifos, salpicos e derramamentos de origens diversas
•Máscara ou respirador - Usado na manipulação de substâncias de risco químico ou biológico, em emergências. Os respiradores mais utilizados são: De adução de ar (fornecem ar ao usuário independente do ar ambiente), purificador de ar (purificam o ar ambiente antes de ser inalado pelo usuário).
•Óculos de segurança ou Protetor facial - Proteção da