biossegurança
Este trabalho tem por objetivo definir o laboratório de análises clinicas com exames nas áreas de hematologia, urinálises e parasitologia adequando a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 306/2004, identificando os riscos por setor.
As providências iniciais para a abertura de um laboratório de análises clínicas assemelham-se as exigidas para qualquer estabelecimento comercial: Consultar a viabilidade, fazer o registro do Contrato Social e CNPJ, o alvará sanitário, alvará municipal, registro no órgão de classe e área trabalhista.
O laboratório fica localizado no centro da cidade de Parnaíba, tem como público alvo, pessoa de todas as faixas etária que tem pretensão de realizar exames na área de hematologia com: hemograma, coagulagrama, plaquetas; na área de urinalise: Sumario de urina; na área de parasitologia: parasitológico de fezes, pesquisa de sangue oculto e outros.
O horário de atendimento ao público é de 7:30 às 9:00 para recebimento de material para exames diagnostico: sangue, fezes, urinas. E de 9:00 às 17:00 para o agendamento de exames, entrega de resultados e orientações gerais sobre os exames.
A coleta do sangue é feita no laboratório, na sala de coleta dispomos de uma sala bem iluminada e ventilada, cadeira com braçadeira, lavatório, tubos e etiquetas de identificação, avental, luvas, máscaras, as agulhas e seringas são descartáveis.
No laboratório apresenta várias situações e fatores de potenciais riscos que podem causar acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Para evitar situações como essas é necessário aplicar as normas de biossegurança, este laboratório tem classificação de nível de biossegurança 2 onde se faz necessário a presença de barreira física primaria como a cabine de segurança biológica e barreira física secundaria como o desenho do laboratório, temos a seguir a plana baixa com mapa de risco e descrição dos riscos por setor.
Risco