Segurança do trabalho
Definição:
EPI – Equipamento de Proteção Individual.
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva.
Desafio para seu projeto:
Observando o processo e o ambiente de trabalho da empresa, quais EPC’s e EPI’s podem ser previamente selecionados para a utilização?
Há necessidade de implantação de outros?
Recomendações para EPC’s e EPI’s: tipos, características, testes de campo, processos de homologação, ficha de controle de fornecimento, características técnicas, de acordo com a NR 6 e demais normas correlatas.
Finalidades dos EPI’s e EPC’s, assim como condições, uso apropriado e critérios de escolha.
O QUE SÃO REJEITOS RADIOATIVOS?
Rejeito radioativo é qualquer material resultante de atividades humanas relacionadas à radionuclídeos (materiais radioativos) em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da CNEN, de acordo com parâmetros internacionais, e para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista. Comumente emprega-se a expressão lixo atômico como referência ao rejeito radioativo. A CNEN mantém, armazenadas em seus institutos, fontes radioativas em desuso, recebidas de clínicas médicas, hospitais, indústrias e centros de pesquisa. O transporte, o tratamento e o armazenamento desses materiais são realizados em consonância com os padrões internacionais de segurança recomendados pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Os rejeitos radioativos são classificados em dois grupos principais: os rejeitos institucionais e os rejeitos do ciclo do combustível.
Rejeitos institucionais
Originam-se nas instituições radioativas, ou seja, laboratórios de análises clínicas, hospitais, indústrias e universidades. Os materiais mais comuns que constituem essas categorias são: ← Rejeitos