Compreender a estrutura e a dinâmica da terra (métodos indirectos - parte 1)
MÉTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA
Os geólogos usam diversos instrumentos e recolhem informações nos mais variados pontos do globo.
Nuno Correia 08/09
Métodos geofísicos
A geofísica é uma ciência que estuda a Terra por métodos físicos quantitativos, através da propagação das ondas sísmicas, determinações gravimétricas, electro-magnéticas, geomagnéticas e geotérmicas.
Nuno Correia 08/09
Nuno Correia 08/09
Sismologia
São duas as características que tornam a Sismologia essencial ao estudo da estrutura da Geosfera: o facto de a velocidade das ondas sísmicas variar de acordo com as propriedades do material que atravessam; a capacidade de as ondas sísmicas se propagarem por todo o globo, podendo ser registadas a milhares de quilómetros do foco de origem.
Nuno Correia 08/09
As ondas sísmicas permitem concluir que o interior da Terra não é homogéneo (A), apresentando uma estrutura em camadas (B).
Nuno Correia 08/09
Gravimetria
qualquer corpo situado à superfície da Terra experimenta uma força (F) de atracção para o centro da Terra, que, segundo a lei da atracção universal de Newton, é dada por uma expressão matemática. A força da gravidade pode ser determinada com aparelhos chamados gravímetros.
Nuno Correia 08/09
Distribuição da crosta
Nuno Correia 08/09
Para compararmos a força da gravidade em diferentes pontos da Terra é necessário introduzir correcções relativas a diferentes parâmetros (latitude, altitude, presença de acidentes topográficos).
Nuno Correia 08/09
Por convenção, considera-se que o valor normal da força gravítica, ao nível médio das águas do mar, é O (zero). As anomalias gravimétricas acima e abaixo de O (zero) são, respectivamente, positivas ou negativas.
Nuno Correia 08/09
Como explicar cada uma das situações?
Nuno Correia 08/09
Situação A
Recordar
existe um doma de salgema de densidade 2,20 em