EP1 _ Quimica Geral
Nome: Rodrigo Gonçalves Barreto
Pólo: São Fidélis
Matrícula: 15211070010
EP1 – Química A
Aula 1 – Química: quando, onde e por quê? Uma visão histórica básica.
1 – Quais eram os principais objetivos dos químicos flogísticos em suas abordagens experimentais?
R: Seus principais objetivos eram, através da sua concepção científica, descobrir novas substâncias e assim determinar algumas de suas propriedades.
2 – O que os químicos flogísticos chamavam de ares?
R: Era o termo geral designado para os gases.
3 – Qual era o “ar” presente no ar comum (ar atmosférico) capaz de aumentar a massa dos metais quando reagido com os mesmos? E qual era o tipo de substância formada neste tipo de reação?
R: O ar desflogisticado, ar puro, ar vital ou gás oxigênio. Um óxido metálico.
4 – Escreva a reação química que ocorre entre o metal zinco e o “ar” acarretando um aumento de massa do metal.
R: 2 Zn(s) + O2 2 ZnO(s)
5 – Em 1785, Lavoisier decompôs a água e recolhendo os gases originados, sintetizou-a novamente. Escreva a reação de síntese da água.
R: H2(g) + ½ O2(g) H2O(l)
6 – Qual era a grandeza que os químicos flogísticos não utilizavam como fonte de informações sobre as reações químicas que realizavam? Lavoisier, considerando esta grandeza, provou que “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e postulou a lei da conservação das massas. Faça um breve resumo do que você entende sobre a lei de Lavoisier.
R: Eles, os químicos flogísticos, não consideravam a quantidade de matéria ou massa como grandeza pertinente. A teoria do flogisto não era uma química da quantidade mas permanecia como uma química das qualidades. A lei de conservação das massas infere que em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra.
7 – Faraday utilizava 12 estratégias para levar a ciência ao público de forma eficiente e