Análise do comportamento de diferentes metais em uma solução de HCl e implicações da corrosão na atividade industrial
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto de Química Departamento de Química Inorgânica
Química Geral Experimental EE /EP1
Professor: Marcelo Maciel Pereira
Aluno: Bruno Santos Pacheco Prates
DRE: 112049485
Janeiro de 2013
Análise do comportamento de diferentes metais em uma solução de ácido clorídrico
Introdução Nesse trabalho será feita a análise do comportamento de diferentes metais em uma solução de ácido clorídrico (HCl). Apesar dos metais terem diversas características em comum, eles reagem de maneira muito diferentes ao serem colocados em contato com o HCl. Enquanto certos metais como o ouro (Au) não chegam nem a reagir, outros metais como o magnésio (Mg) reagem quase instantaneamente. Isso é explicado pela diferente reatividade dos metais. A reatividade é um conceito químico que varia com a eletropositividade, que é a tendência de um átomo a perder elétrons. Quanto maior a eletropositividade de um metal, mais reativo ele será, ou seja, haverá maior facilidade para esse metal reagir com outros elementos. As reações espontâneas ocorrem quando um elemento reativo cede elétrons a um menos reativo. Quando inverso ocorre, dizemos que ocorreu uma reação não espontânea.
Na imagem abaixo podemos ver a ordem de reatividade dos metais, começando pelo mais reativo (o palásio não está incluído, mas se localizaria entre a prata (Ag) e a platina (Pt)).
Comportamento dos diferentes metais em uma solução de HCl
- Ouro (Au): O ouro é um metal nobre, e é o metal menos reativo de todos. Por causa disso, ao ser colocado em uma solução de HCl, não há nenhuma reação. O fato do ouro ser tão pouco reativo é inclusive uma das razões pelo seu preço tão alto. Jóias de ouro não enferrujam como outras feitas de outros metais mais reativos ou ligas como