Bras O Brasil
O Brasão de Armas do Brasil foi idealizado pelo engenheiro Artur Zauer e desenhado por Luís Gruder sob encomenda própria do presidente Manuel Deodoro da Fonseca.O brasão das armas é um dos 4 símbolos oficiais da república federativa do Brasil. Os outros três são, hino nacional, selo nacional e bandeira nacional.
As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Em outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda).
USO DO BRASÂO
É obrigatório o uso do Brasão nos edifícios dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, e também nos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites entre outros).
É obrigatório o uso das armas nacionais, segundo o artigo 26 dalei 5 700/71, com a redação dada pela lei 8 421/92: no palácio da Presidência da República e na residência do presidente da República; nos edifícios-sede dos ministérios; nas casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos tribunais superiores e nos tribunais federais de recursos; nas prefeituras e câmaras municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais de nível federal.
Segundo o decreto 80 739,