o doido
TARRAYÁ LEITE RABELO
RESUMO DO LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
CABO FRIO
2013
TARRAYÁ LEITE RABELO
RESUMO DO LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Trabalho apresentado à disciplina Literatura para obtenção de nota parcial do terceiro bimestre
Professor: Matheus Nogueira
CABO FRIO
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO.............................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................4
3. CONCLUSÃO..............................................................................5
4. BIBLIOGRAFIA...........................................................................6
3
1.INTRODUÇÃO
No Brasil, considera-se 1881 como o ano inaugural do Realismo. De fato, esse foi um ano fértil para a literatura brasileira, com a publicação de dois romances fundamentais, que modificaram o curso de nossas letras: Aluízio Azevedo publica "O mulato", considerado o primeiro romance naturalista do Brasil; Machado de Assis publica "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o primeiro romance realista de nossa literatura.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, escrito à princípio como folhetim de março a dezembro de 1880 na Revista Brasileira para no ano seguinte ser publicado num volume editado pela Tipografia Nacional.
O livro marca um novo tom e estilo na obra de Machado de Assis, bem como uma audácia e inovação temática no cenário literário nacional que fez com que recebesse à época estranha críticas e comentários. Confessando adotar a "forma livre" de Laurence Sterne em seu Tristram Shandy (1759-67) ou de Xavier de Maistre, com Memórias Póstumas o autor rompe com a narração linear e objetivista de autores proeminentes da época como Flaubert e Zola