doido
1 – Área de Ritmicidade Medular (Medula Oblonga)
Tem como principal função coordenar o ritmo da respiração. Dentro dessa área, existem duas outras: a da Inspiração e a da Expiração. Havendo diferença entre a respiração tranqüila e a forçada, devido ao fato de que enquanto a respiração normal dura 2 segundos, a forçada dura 3, e esse tempo é justamente a duração do estímulo de cada um.
Na respiração tranqüila normal, apenas a área inspiratória se mostra ativa, enquanto que a área expiratória só vem a tona durante a ventilação forçada.
2 – Área Pneumotáxica
É responsável pelo controle da transição entre a respiração e a expiração. Localizada na área superior da ponte,essa área tem função inibidora. Ela inibe o estímulo da inspiração, antes que os pulmões fiquem completamente cheios de ar. Ela, basicamente limita a inspiração.
3 – Área Apnêustica
Tem função de ativar a respiração profunda e de maior duração.Também é responsável pela transição entre inspiração e expiração
Orgão Tipo de Receptor Efeito reflexo Pulmão Receptores estiramento Inibe inspiração Sinais eferentes ritmicosMuitos circuito neuronais emitem sinais eferentes rítmicos. Exemplo o do Centro respiratório, que continua por toda a vida;Os sinais excitatorios ou inibitórios podem aumentar ou diminuir a amplitude dos sinais eferentes rítmicos. Exemplo: sinal no nervo frênico, estimulação do corpo carotídeo.
. A excitatória é aquela que resulta em um novo impulso nervoso. A transmissão inibitória é aquela que impede a passagem de impulsos subsequentes. Quimicamente, a diferença é que as sinapses excitatórias aumentam a permeabilidade da membrana a todos os íons, incluindo sódio, potássio e cloreto. Já a sinapse inibitória aumenta a permeabilidade da membrana pós-sináptica somente aos íons cloreto e potássio, ocorrendo influxo de íons sódio. Essa diferença