COLEGIO PEDRO II
Colégio Pedro II
Profª: Monica B.
Introdução
Faremos um breve estudo sobre o art 242, § 2º - O Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, será mantido pela órbita federal.
Neste estudo veremos desde o surgimento da lei até a atualidade.
História
Colégio Pedro II e Igreja de São Joaquim (1856). O templo foi demolido na reforma de Pereira Passos (1904), para alargar a Rua Estreita de São Joaquim e abrir a atual Avenida Marechal Floriano.
Colégio Pedro II à Av. Marechal Floriano na atualidade.
O período Imperial
A instituição foi fundada em decorrência da reorganização do antigo Seminário de São Joaquim, conforme projeto apresentado à regência de Araújo Lima (1837 - 1840) pelo então ministro Bernardo Pereira de Vasconcelos. Inaugurado em 1837, na data de aniversário do imperador-menino (2 de dezembro), foi denominado Imperial Colégio de Pedro II. O ato foi oficializado por Decreto Regencial a 20 desse mesmo mês, e as aulas se iniciaram em março do ano seguinte (1838).
As suas instalações sediavam-se na antiga Rua Larga (atual Av. Marechal Floriano)[4]no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, cujas salas de aula funcionam até aos nossos dias.
A maioria dos alunos pertencia à elite econômica e política do país, apesar de haver a previsão para estudantes destituídos de recursos. O Colégio deveria:
(...) atender tanto aos filhos das elites quanto aos destituídos (...), preparando os alunos para o comércio, a indústria e a administração pública."
Imbuído dos valores europeus de civilização e progresso, os alunos do Imperial Colégio saíam com o diploma de Bacharel em Letras,[5] aptos a ingressar nos cursos superiores, em especial nos de Direito.
A partir de 1857 a instituição dividiu-se em Internato e Externato, sendo a primeira modalidade instalada no bairro da Tijuca no ano seguinte (1858), onde permaneceu até 1888, quando as suas dependências foram