Canteiro de obras
Definições Preliminares
Tempo disponível para a execução da obra
Trata-se de uma definição básica, que influencia diretamente todo o processo de concepção do canteiro. Sob um ponto de vista mais restrito das instalações físicas do canteiro, obras mais longas tornam mais fácil a viabilização de construções temporárias usando materiais mais duráveis (por vezes mais caros).
Projeto do produto Quanto mais detalhados forem os projetos, melhor a informação disponível para balizar o projeto do canteiro. Em linhas gerais, é desejável que se disponha das plantas de topografia, subsolos, térreo e tipo, sempre com a delimitação do terreno. A anotação das condições presentes nos vizinhos e nas vias de acesso ao terreno são bastantes uteis para as futuras decisões.
Plano de ataque É a relação de precedência entre as atividades principais da construção. Como por exemplo: fazer-se o corpo do prédio inicialmente e depois a periferia, ou fazê-los simultaneamente.
Cronograma físico A partir do projeto a ser executado deve-se elaborar um cronograma físico para a obra. Para alguns serviços é recomendado:
Detalhamento semanal: para armação, concretagem, alvenaria, revestimentos de argamassa
Apenas a indicação do inicio e do final do serviço: para instalações hidráulicas, instalações elétricas, instalação do elevador definitivo, azulejos, pisos cerâmicos, etc.
Ao primeiro grupo pertencem os insumos de maior relevância quanto ao planejamento de transportes e de espaço para estocagem. Ao segundo grupo pertencem insumos onde, se faz previsão de áreas necessárias sem se passar por quantificação de consumos semanais.
Localização do canteiro O canteiro está localizado no próprio terreno em que se vai executar a obra. No entanto, há outras posturas que podem ser adotadas. Como o aluguel de residência vizinha, empréstimo ou aluguel de terreno vizinho, ou existência de canteiro central de obras da empresa. A ideia de se valer de outras