Eo De Parasitologia
A giardíase é uma parasitose intestinal também conhecida por lambliose, mais frequente em crianças do que em adultos, porém é mais frequente em regiões onde as condições sanitárias e de higiene são precárias. Tem como agente etiológico a Giardia lamblia é um parasita monoxênico, de ciclo biológico direto. A facilidade de manter esse ciclo in vitro contribui para o desenvolvimento de várias pesquisas. Pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoíto, Este protozoário flagelado tem incidência mais alta em climas temperados. Ao gênero Giardia pertence o primeiro protozoário intestinal humano a ser conhecido. Sua descrição e atribuída a Leeuwenhoek que notou 'animais minúsculos móveis' em suas próprias fezes.
Imagem de Giardia lamblia, capturada em microscópio eletrônico
Diagnóstico
É feito via exame de fezes ou, em casos raros, biópsia de material duodenal.
Sintomas
A giardíase se manifesta por azia e náusea que diminuem de intensidade quando ocorre ingestão de alimentos, ocorrem cólicas seguidas de diarreia, fraqueza, cólicas abdominais, perda de apetite, irritabilidade. Raramente observa-se muco ou sangue nas fezes do indivíduo com giardíase que no entanto possuem odor fétido, são do tipo explosiva e acompanhadas de gases. Em alguns casos o estado agudo da doença pode durar meses levando à má absorção de várias substâncias inclusive vitaminas como as lipossolúveis, por exemplo e minerais, podendo causar a morte.
Contaminação
Ocorre quando os cistos maduros são ingeridos pelo indivíduo oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água mesmo clorada, alimentos contaminados, nas mãos, e até mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los.
Ciclo Biológico
A ingestão de 10 a 25 cistos é suficiente para iniciar a infecção num hospedeiro humano. Ao ser ingerido, o cisto alcança o estômago, onde o meio ácido