Aula Parasito
PESQUISA MUITO MAIS REMÉDIOS PARA CALVICE DO QUE PARA DOENÇAS DE CHAGAS
Plasmodium é a doença que mais mata no mundo (parasita).
São doenças muito estudadas a milhares de anos e ainda não existe medicamento, por que que é tão difícil ter uma vacina contra a doença de chagas, esquistossomose (parasita multicelular), etc?
São organismos eucariotos, tem uma construção ou arquitetura celular muito semelhante das nossas. O objetivo é sempre buscar novos alvos para inibir que sejam diferentes entre o parasito e o hospedeiro para conseguir ter menos efeitos colaterais, diminuindo a toxicidade. Porém, como as vias sintéticas são muito semelhantes, fica difícil de se tratar. cruzi e leishmania são parasitas intracelulares então tem que ter uma droga que penetra célula do hospedeiro e vá atuar dentro das células do parasito, exclusivamente.
Problema da vacinação: falta de interesse da indústria, mesmo.
Maneiras que os parasitas têm de ludibriar as defesas do hospedeiro: Característica evolutiva, selecionando-se parasitas que consigam sobreviver no hospedeiro sem mata-lo e também aqueles que não morreram pelo SI. Temos cerca de 35.000 protozoários no mundo e apenas 10 deles conseguem estabelecer uma infecção em humanos -> temos uma alta seleção.
O parasita que mata o hospedeiro rapidamente vai dizimar uma população inteira e não vai ter tempo de se perpetuar para outras populações. O cruzi pode matar, principalmente na fase aguda da infecção (início) e quando infecta crianças, mas as pessoas podem viver uma vida inteira com t. cruzi sem