Enzimas
Enzimas são proteínas que funcionam acelerando reações químicas em sistemas biológico (DEVLIN,2001). São caracterizadas por sua alta especificidade (para formar determinados produtos) e ocorrerem em velocidades adequadas a fisiologia celular — para evitar que a insuficiência na produção ou remoção de metabolitos desemboque em uma patologia.(MARZZOCO,1999)
Isso significa que as enzimas são catalisadores biológicos fundamentais para a manutenção da vida celular, aumentando em varias ordens de grandeza a velocidade das reações, bem como selecionando as reações que irão, efetivamente, ocorrer.
As enzimas se ligam covalentemente a molécula que esta sendo convertida a produto, durante os estágios da reação, mas no final da reação a enzima estará em sua forma original e não foi consumida para originar o posterior produto (DEVLIN, 2001).
Contudo, sabe-se que existe um grupo de moléculas especiais de RNA que também atuam como enzimas.Estas são denominadas de ribozimas; todavia as posteriores caracterizações acerca das enzimas referirão-se as proteínas enzimáticas (MARZZOCO, 1999).
A atividade enzimática de uma preparação e, geralmente, expressa em µmol de substrato convertidos em produto por minuto, sob condições de ensaio especificas (DEVLIN, 2001).
A velocidade inicial de uma reação catalisada por enzima depende da concentração de substrato. A medida que a concentração de substrato aumenta, a velocidade também aumenta, ate que a enzima esteja completamente saturada pelo substrato. Pode-se obter, no gráfico, uma hipérbole retangular.Esta, em geral, e formada quando ocorre qualquer interação de reagentes num determinado numero de sítios.
A conversão de substrato(S) em produtos (P) ocorre a partir do complexo ES, tendo uma constante de velocidade.
E + S ES E + P
A equação de velocidade que relaciona esta com a concentração de substrato e denominada de