Enzimas
ENZIMAS
FERNANDA CAMBUÍ MACEDO
FERNANDA CAMBUÍ AMCEDO
ENZIMAS
JOINVILLE, 10/07/2014
Introdução
Neste trabalho iremos abordar enzimas e seus substratos, sua finalidade e sua notável e extraordinária capacidade de transformar nutrientes que absorvemos do meio ambiente. Iremos abordar sua historia, autores e pesquisadores, bem como suas aplicações.
Enzimas
As enzimas são proteínas especiais, que agem como catalisadores (ação de transformar ou converter um produto em outro), no metabolismo dos seres vivos. Com sua ação, pode regular a velocidade de muitas reações químicas que ocorrem no sistema biológico, tornando-se fundamental não só na medicina, como também na indústria química, no processamento de alimentos e na agricultura.
Um exemplo é a sacarose que em contato com O² molecular do ar reage de forma espontânea, transformando-se em CO² e Água sem o consumo de energia.
Sem a ação das enzimas essas transformações seriam extremamente lentas, algumas nem mesmo seriam possíveis. As enzimas são catalisadores com propriedades únicas, com capacidade de selecionar um produto para ser catalisado e promove essa catalise em PH e temperatura compatível com a vida.
A função de catalisar um produto depende da integridade da sua conformação proteica nativa. Caso uma enzima seja quebrada em seus aminoácidos, a sua atividade catalítica será sempre destruída. Dessa forma, podemos ver que as estruturas proteicas primária, secundária, terciária e quaternária das enzimas são essenciais para a sua atividade catalítica.
Mesmo que muitas enzimas envolvidas nas atividades metabólicas fundamentais tenham sido identificadas, ainda não se sabe em termos moleculares, como as enzimas catalisam as reações químicas com eficiência, precisão e especificidade tão elevada.
Historia das Enzimas
O inicio das pesquisas sobre as enzimas se deram desde o princípio da civilização.
1700 a 1800, com estudos e pesquisas