enxofre
O enxofre é absorvido pelas plantas essencialmente na forma de íons sulfato presentes na solução do solo, em processo ativo e outros nutrientes (particularmente outros ânions) raramente afetam a absorção de sulfato . O movimento desses íons para a superfície radicular ocorre predominantemente por fluxo de massas. Além de SO42- tem se afirmado que as plantas podem absorver do solo aminoácidos contendo enxofre e S elementar. Pelas folhas e frutos as plantas podem também absorver SO2 da atmosfera (MENGEL & KIRKBY, 1987).
O transporte das raízes para a parte aérea ocorre pelo xilema, principalmente na forma inorgânica de SO42- (EPSTEIN, 1975). Aquele enxofre absorvido como SO2 uma vez passado pelo estômato, é distribuído pela planta (MENGEL & KIRKBY,1987).
Depois de incorporado a compostos orgânicos o enxofre se torna pouco móvel no floema, sendo os aminoácidos que o contém muito estáveis. Uma exceção a isso se dá com folhas senescentes em que o enxofre protéico é novamente oxidado a SO42-. Em geral , a redistribuição do enxofre praticamente não ocorre nas plantas (MENGEL & KIRKBY, 1987).
O sulfato para ser assimilado pela planta necessita ser reduzido a sulfeto, num mecanismo semelhante ao que ocorre com o nitrato. Seguramente duas etapas foram identificadas nesse processo: a ativação do sulfato e a redução do sulfato (THOMPSON et al, 1986).
Um ponto importante a destacar é praticamente a uniformidade dos autores em afirmar que a cisteína é o primeiro produto estável na assimilação do sulfato.
Toxidade do enxofre : Perigos mais importantes: o produto é um sólido inflamável. Possui baixa toxidade. O pó de enxofre pode irritar a membrana mucosa do trato respiratório e olhos.
Efeito do produto: Devido a suscetibilidade das pessoas, o contato com o produto pode causar leve irritação aos olhos, nariz e garganta.
Efeito adversos à saúde humana: Queima facilmente liberando gases tóxicos de SO2 .
Efeito ambientais: O