envoltorios celulares
A membrana delimita todas as células existentes e é flexível e fluida.
Constituição básica: fosfolipídios, colesterol e proteínas (constituição lipoprotéica)
Organização molecular: Modelo do mosaico fluido (sugerido por Singer e Nicholson). Os lipídios (45% da constituição) formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína (55%). A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico e exercem inúmeras funções.
É seletivamente permeável (controla e entrada e saída de substâncias), sendo capazes de selecionar os ingredientes que devem passar tanto para dentro como para fora das células, funcionando como uma barreira seletiva e, por conta disso, a composição do interior das células é diferente do meio externo.
Essa distinção é um dos fatores fundamentais para a vida das células e de todos os seres vivos. Além disso, a membrana plasmática também possui outras funções importantes, como o reconhecimento e comunicação entre as células.
Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídeos. A proporção de fosfolipídeos varia muito. A estrutura das membranas a essa camada dupla de fosfolipídios. Os lipídios são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica (tem afinidade com a água) e a cadeia hidrofóbica (não tem afinidade com a água). O grupo fosfato está situado nas lâminas externas da estrutura trilaminar (ver modelo abaixo).
Em condições fisiológicas normais, as membranas biológicas são fluidas como a parafina líquida. Os lipídios são os responsáveis pela fluidez da membrana. O colesterol é um dos responsáveis por essa fluidez de membrana celular. O equilíbrio da concentração de substâncias como o colesterol é fundamental para a saúde das membranas celulares e, consequentemente, do corpo.