anatomia dos orgaos
Os órgãos sexuais são em biologia, os órgãos diretamente envolvidos na reprodução e que fazem parte do aparelho reprodutor O sistema reprodutor e genital engloba os órgãos que produzem, transportam e armazenam as células germinativas, que são as responsáveis por dar origem aos gametas. E são os gametas que, ao se unirem, formam um novo indivíduo, que será abrigado em um órgão durante seu desenvolvimento.
Órgão Genital Feminino
Na mulher, o sistema reprodutor possui a forma de uma pêra, sendo o conjunto dos órgãos genitais internos formados pelo ovário, tuba uterina, o útero e a vagina, e o dos órgãos genitais externos formados pelos lábios maior e menor, o monte púbico, o vestíbulo da vagina, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. O sistema reprodutor feminino é formado pelas gônadas (ovários) que produzem os óvulos, as tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário até o útero e os protege, onde o embrião irá se desenvolver caso haja fecundação, a vagina e a vulva.
Os ovários sao orgaos sexuais primarios, estruturas uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica, possuem tamanho aproximado ao de uma azeitona são responsáveis pela produção dos óvulos e parte deles produzem os hormônios sexuais femininos, o estrogénio e a progesterona, responsáveis pelas características sexuais secundárias da mulher (desenvolvimento dos seios, deposição de gordura sobre as coxas e as nádegas, menstruação, etc.) e pela gestação, respectivamente. Funções do útero, anatomia, gestação, aparelho reprodutor feminino, endométrio. A camada mais externa de tecido é chamada de córtex e possui milhares de células, que são os óvulos imaturos, chamados de folículos primários, que completam seu desenvolvimento durante a ovulação. Esses folículos começam crescer e se desenvolver sob a ação dos hormônios, processo que começa na adolescência. Lembrando que após sair do ovário, o óvulo pode viver no máximo vinte e quatro