Enviar
O debate acerca da infância tem crescido consideravelmente, colocando em evidência que a proposta de trabalho com crianças muito pequenas exige antes de tudo que se conheça suas necessidades e interesses. Ou seja, conhecer detalhadamente cada criança, com suas peculiaridades, estilo de vida, fase de desenvolvimento em que está, enfim, detalhes que possibilitarão o educador fazer um trabalho que faça da vida social futura dessa criança ampla longe de casa.
É necessário que a ação pedagógica seja consciente, levando em consideração a realidade da criança. O educador tem que estar sempre em alerta para não transformar as ações em rotinas mecânicas. Isso mostra que educar e cuidar é certificar que desenvolvimento, construção do saber, a formação do ser são coisas que se dão em conjunto.
Portanto, nesse trabalho se faz uma reflexão acerca de temas de suma importância no que diz respeito à educação infantil como: a concepção de infância e a dissociabilidade entre o cuidar e o educar contemplado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI; a importância de planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor de Educação Infantil; as especificidades dos métodos de Alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na Educação Infantil; a importância da roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade da criança e a presença do lúdico no contexto da Educação Infantil e na organização do trabalho pedagógico.
2 EDUCAÇÃO INFANTIL
São muitas as maneiras de visão voltada para a Educação Infantil no decorrer da história: função assistencial, função sanitária ou higiênica e por fim função pedagógica.
Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo afetivo entre quem cuida e é cuidado (BRASIL, 1998,