Monografia Pronta
A constipação é uma das doenças intestinais mais comuns nas sociedades ocidentais, ela ocorre em mais de 25% da população, dependendo da definição do distúrbio (MAHAN et al., 2005).
A sobrevivência dos seres vivos depende dos alimentos que podem fornecer nutrientes e energia, que são substâncias fundamentais para o crescimento. O processo fisiológico depende das maneiras pela qual esses nutrientes tornam-se integrantes do organismo fazendo parte das suas funções (KRAUSE, 2005).
A ciência da alimentação está se tornando mais avançada nos últimos anos, tornando-se uma melhora na qualidade de vida da população (WELSH et al., 1992).
Entende-se que a nutrição, como a prática de se alimentar não é necessariamente abordada por uma perspectiva alimentar, e sim pelo ato de nutrir, de comer que ultrapassa o ato biológico (FISCHELER, 1993). É considerado como uma prática alimentar desde a produção da refeição até sua ingestão, isso faz parte integrante da prática social (FISCHELER, 1993).
Quando se pensa em nutrição e alimentação não podemos pensar só em nossas vontades e desejos, temos que partir para aspectos biológicos e metabólicos, para que aja uma boa qualidade de vida (FISCHELER, 1993).
O alimento é considerado funcional quando possui um impacto de maneira positiva á saúde do individuo, fornecendo benefícios para o seu desenvolvimento mental e físico, a dieta deve ser consumida, diariamente devido seu valor nutritivo e ingredientes naturais. Processos vitais podem ser regulados através de funções particulares devido à ingestão desses alimentos, como as defesas do organismo e o aumento dos mecanismos biológicos, redução de processos de envelhecimento e prevenção de doenças (FISCHELER, 1993).
O desequilíbrio entre microrganismo benéfico e patogênico e definido como disbiose intestinal, esse desequilíbrio causam problemas a saúde do ser humano (CARVALHO, 2006).
Quando ocorre a disbiose, gera um desequilíbrio do organismo o que ocasiona não absorção da