Envelhecimento Cútaneo
Sumário 1
Introdução 2
Envelhecimento cutâneo 3
Principais Causas 3
Envelhecimento intrínseco. 3
Envelhecimento extrínseco. 4
Prevenção 5
Cuidados com a alimentação 5
Envelhecimento em diferentes etnias 7
Tratamentos 8
Os cremes 8
Mesolift 8
Peeling químicos 9
CO2 Fracionado 9
Radiofrequência 10
Toxina botulínica 10
Ácido hialurônico 11
Indicações para o ácido hialurônico 11
Luz pulsada 11
Questões 12
Conclusão 14
Referências 15
Introdução
O tegumento é composto pela pele e seus anexos: glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas, os folículos pilosos, e as unhas. A pele é maior órgão do corpo, constituindo 16% do peso corporal.
O envelhecimento cutâneo é um fator que acomete todos os indivíduos, e os mesmos tendem a buscar vários artifícios na tentativa de retardar esse processo, para o seu bem estar físico e mental. O envelhecimento cutâneo envolve vários fatores e teorias relacionados que tentam explicar porque o mesmo ocorre precocemente, o envolvimento da liberação de radicais livres, mutações genéticas, envelhecimento intrínseco e extrínseco, etc. A soma de todos esses fatores promove a alteração a nível dérmico onde ocorrem perdas de colágeno, elastina, fibras reticulares e entre outros, que são responsáveis pela sustentação, elasticidade e firmeza da pele. É impossível evitar o envelhecimento cutâneo, mas existem fatores que fazem com que ele ocorra precocemente atuando na destruição das fibras dérmicas, proporcionando visivelmente um envelhecimento precoce.
Envelhecimento cutâneo
Envelhecimento cutâneo é na verdade um processo contínuo que afeta a função e aparência da pele e todos estamos sujeitos a passar esta etapa. O que acontece é uma modificação do material genético e diminuição da proliferação celular resultando na perda da elasticidade diminuição do metabolismo e da replicação dos tecidos. Uma das principais razões