A CONCEPÇÃO DE NATUREZA NA GEOGRAFIA
(local, regional ou global) e também verificar de que forma se da a relação dessas mesmas sociedades com o meio natural, já que este na maioria das vezes serve sempre como meio de exploração ou de algum tipo de comércio.
Muitos pensam que natureza se resume apenas a contexto histórico, não percebendo também sua importância cultural, podendo caracterizar povos. Ao longo da história enquanto o homem se desenvolvia a natureza servia apenas fonte de exploração e ou de sustento, não se tinha uma mentalidade a respeito de como protege-la ou a consideravam inesgotável, hoje a grande discursão no mundo diz respeito ao meio ambiente natural, em como utiliza-lo de forma que possamos a evitar poluições, para que não se desperdice os bens naturais.
A natureza tem influenciado na forma de agir de pensar do homem. De acordo com o desenvolvimento mundial, houve um grade desenvolvimento racional a respeito da natureza, esta passou também a servir como estratégia comercial ou tática de guerras ou guerrilhas, passou a ser sinônimo de poder, de estabilidade. No caso dos geógrafos, podemos dizer que estes tem o papel de ser ativo, no que se refere a construção de uma metodologia de pensamento quanto a natureza. O geógrafo poderá fazer estudos elaborar projetos de pesquisas e até mesmo fazer uma ligação entre o homem e a natureza, visto que o homem possa ter uma relação harmoniosa e sabendo usa-la educadamente e racionalmente. É de responsabilidade do geógrafo definir, conceituar, relacionar e analisar natureza com seus “atores” para os diferentes fins, mesmo sabendo que não é fácil. Desde o começo da vida na