envelhecimento cutâneo
O envelhecimento é um processo natural biológico que ocorre por alterações celulares e moleculares, com diminuição progressiva da capacidade de equilíbrio do organismo, levando ao amadurecimento e morte celular. Varia de organismo para organismo e de um indivíduo para outro. Ao longo dos últimos 40 anos, foram realizados estudos, que mostram que os fatores que mais causam o envelhecimento da pele são o sol e o fumo. Os mesmos em demasia podem levar também a algumas doenças de pele, dentre elas, o câncer.
Pode ser dividido em: intrínseco ou cronológico e extrínseco ou fotoenvelhecimento, este é relacionado diretamente à exposição solar crônica e descontrolada. Porém, atualmente se sabe que os mecanismos celulares e moleculares são os mesmos, ou seja, o fotoenvelhecimento nada mais é que a superposição dos efeitos biológicos da radiação ultravioleta A e B (UVA, UVB) sobre o envelhecimento intrínseco.
Como prevenir:
Higienização e hidratação adequadas;
Impedir a penetração das radiações UV A e B através de filtros solares;
Uso de chapéus, roupas e mudança de comportamento em relação à exposição ao sol;
Existem alguns tratamentos que auxiliam no combate:
Vitamina A ou retinol: Esses efeitos foram comprovados por várias pessoas. Mas, pela ocorrência frequente de irritação, não é permitida a sua utilização em produtos cosmecêuticos e a aplicação fica sob cuidados de médicos dermatologistas.
Vitamina C: é útil desde que usada na forma de ácido ascórbico levogiro e nas concentrações de 5% a 15%, sendo ideal no mínimo 10%.
Alfa-hidroxiácidos 34: constituem um grupo de ácidos orgânicos hidrofílicos usados como hidratantes, esfoliantes e queratolíticos.
Polifenois do chá verde: o chá verde é obtido da planta Camellia sinensis e os seus derivados, as epicatequinas, comumente chamadas de polifenois, impedem a penetração da radiação UVB, evitando os seus efeitos sobre as células, inclusive a imunossupressão. Têm, portanto,