Entrevista a um professor sobre a UATI
* Quando se constituiu o grupo/núcleo/projeto?
O grupo começou em 1992 aqui na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).
*Além dos projetos de atividade física que acontecem aqui na UEFS, quais são os outros projetos que compõem a UATI?
São muito projetos. A UATI trabalha também com artesanato, teatro, costura, coral, alfabetização, tem o clicar que é um projeto que objetiva incluir os idosos nesse “universo informatizado”. Eu não tenho certeza se me lembrei de todos, mas são muitos projetos.
*Quantos integrantes (professores e estudantes)?
Não sei ao certo quantos professores, como falei antes são várias áreas que vão além do nosso núcleo aqui na UEFS, mas na aérea da educação física temos 5 professores, além de 3 bolsistas. De alunos, temos entre 600 e 700 alunos, no geral.
*Qual o foco/proposta/objetivo do grupo?
A proposta geral é propiciar atividades que tragam bem estar, entretenimento, informações ao público idoso, a partir dos 60 anos, às vezes ate com menos que isso. Mas temos também nossos objetivos específicos como professores. O meu foco, mesmo sendo o professor das práticas de atividade física procuro ir além disso, além das aulas de musculação e alongamentos, eu viso a atenção que eu preciso dar a eles, que eles se sintam bem aqui, que além de professor eu seja também um amigo que abrace eles, coisa que geralmente muitos deles não tem em casa.
*Quais as principais referências teóricas do grupo?
São muitas, tendo em vista a diversidade de áreas do grupo, e de professores também. Particularmente busco trabalhar principalmente com o Evangelista, que traz boas reflexões sobre a atividade física para idosos, e que também foi meu professor na especialização, então eu utilizo muito ele.
*Qual o papel da extensão na formação do professor? Quais atividades de extensão possuem? E quais estão em andamento?
É muito importante, pois a graduação não oferece por completo, então você precisa buscar mais. Se você participa de