Entrevista profissional de recursos humanos
Profissional: Gessica Oliveira
Cargo: Supervisora Administração/ RH - atuei neste cargo durante 10 anos. (não trabalha atualmente)
1) A documentação na empresa é organizada? Na minha visão, sim.
Tem alguma dificuldade em separar a documentação para a elaboração da defesa trabalhista?Não, mas por mais organizada que seja a empresa, sempre dá um certo trabalho em correr atrás destes documentos, que muitas vezes, são antigos, e estão guardados em arquivos longe da empresa.
2) Recebe orientação para ações preventivas baseadas em casos trabalhistas anteriores? Sim, apesar de termos tido poucos casos de reclamações. Existem levantamentos e análises nas rotinas praticadas no RH como folha de pagamento, benefícios, farias, 13° salário e outros que podem gerar problemas futuros, e baseados em casos anteriores são realizados planos de ação para sugerir mudanças nos procedimentos.
3) Conhece as etapas de uma ação trabalhista? Sim. Existe a Petição por parte do reclamante (funcionário), Distribuição do processo onde a empresa reúne os documentos e enfim as audiências. Após isso existem fases de cálculo trabalhista devido ao reclamante, recursos de ambos os lados e por fim a Execução Reconhece ser importante no processo de elaboração da defesa? Muito importante. A empresa após saber do processo, tem algum tempo para se preparar, rever documentos, levantar dados do funcionário e etc.
4) A empresa adota alguma medida de prevenção de assédio moral? Não.
5) A empresa possui regimento interno? Qual a relevância dessa normatização? Por trabalhar em uma empresa familiar, poucos funcionários, e de uma política interna bem liberal, não possuímos regimento interno igual p/ todos, cada depto adotava seu próprio regimento interno, conforme sua necessidade.
6) Ocorrendo motivo para justa causa de empregado estável, qual o procedimento adotado pela empresa?Nunca tivemos nenhum caso deste tipo. A política da