Entrevista por competência
ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA
Roteiro:
1ª ETAPA
PRÉ ENTREVISTA
Antes de iniciar a etapa da entrevista, o selecionador deve primeiramente detalhar o perfil da vaga a ser trabalhada, dos gestores e da empresa. Após este cuidado, será necessário pontuar os dados a serem avaliados quanto ao perfil pessoal e profissional do candidato. (Pedir para o gestor um exemplo de situações que ela vai enfrentar).
ENTREVISTA PROPRIAMENTE DITA
“Esta entrevista é uma técnica que influência a decisão final a respeito do aproveitamento ou não de um candidato a uma vaga”.
RECEPÇÃO DOS CANDIDATOS
O setor de recrutamento e seleção de pessoal é o “cartão de visitas” da empresa, independente se o candidato será contratado ou não. Sendo assim, antes de nos preocupar com o restante do processo de seleção, devemos nos ater à postura do selecionador e outro ponto a ser considerado, no que diz respeito aos candidatos é que estamos lidando com “pessoas” e seus “sentimentos”. Por isso, o selecionador deve:
•
Ser educado e empático;
•
Planejar criteriosamente os horários, de forma que os candidatos não fiquem esperando horas a fio para serem atendidos;
•
Estabelecer o Rapport (quebra-gelo);
•
Saber ouvir (deixar falar dos problemas e filtra);
•
Atender os questionamentos dos interessados;
•
Manter sigilo acerca das informações obtidas junto aos candidatos.
Profª: Soraia Finamor Neidenbach
UMC – Disciplina: Recrutamento e Seleção
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Uma entrevista por competência dura aproximadamente 45 minutos. Aconselha-se a não agendar as entrevistas no início do dia (para que possa se organizar) e nem ao final, quando você já está desgastado. Antes de iniciar a entrevista, devemos levar em consideração:
•
Preparação: deixar a sala preparada, lembrando que a entrevista deve ser feita em um local reservado, silencioso e arejado. Evite interrupções, desligue o celular, controle o