Paquimetro
PAQUÍMETRO
Alunos: Jhonny Cruz, João Carlos, Jorge Luiz
Professor: Romel Menezes Araújo
ARACAJU, 03 DE FEVEREIRO 2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO AO PAQUIMETRO
2. OBJETIVOS
3. MÁTERIAS E METODOS
4. RESULTADOS
5. DISCUSSOES
6. CÁLCULOS
7. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA
1. Introdução ao Paquímetro
Sua origem remonta épocas distantes da civilização Grega, do império Romano ou mesmo da civilização Chinesa. Contudo, a atual concepção do paquímetro é atribuída ao Americano Joseph Brown (1851). Entre as diversas variantes destaca-se as mais comuns, então desde a antiguidade o homem necessitou da ideia de medidas. As ideias e métodos de medidas sempre estiveram ligados a vida do ser humano, por isso é tão importante dispormos de várias técnicas de medidas para se adequarem a qualquer tipo de medição, pensando nisso o homem criou e desenvolveu muitos instrumentos que o auxiliaram nestas tarefas.
Um dos instrumentos utilizados pela humanidade é o paquímetro, que consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
Exemplo de como posicionar o objeto para medida do seu diâmetro externo, diâmetro interno e profundidade.
A medida do objeto é feita com o auxílio dos bicos, orelhas e haste do paquímetro que podem se mover para “agarrarem ou alcançarem” as dimensões do objeto em estudo, logo após esse procedimento a leitura da medida pode ser feita na escala superior ou inferior da régua juntamente com o nônio do paquímetro. É de extrema importância que o medidor não exerça uma pressão extra ao avaliar o objeto, pois a leitura terá um pequeno desvio do valor real.
2. Objetivos
O objetivo do relatório é expor uma aula prática que tivemos em um dos