entrevista na organização
Para se fazer uma boa seleção de pessoal, é necessário termos bases. O padrão ou critério de comparação e de escolha deve ser extraído a partir de informações sobre candidatos que se apresentam. Assim temos como ponto de partida para este processo, a obtenção de informações significativas sobre o cargo a ser preenchido, ou as competências desejadas pela organização.
INFORMAÇÕES SOBRE O CARGO
Temos 5 diferentes maneiras de colher informações sobre o cargo:
1. Descrição e análise de cargo. A descrição e análise de cargo constituem o levantamento dos aspectos intrínsecos( conteúdos do cargo) e extrínsecos (especificações) . com estas informações, o processo de seleção poderá concentrar-se na pesquisa e avaliação desses requisitos e nas características desses candidatos que se apresentam, este tipo de pesquisa é muito superior em qualidade e quantidade às demais maneiras.
2. Técnica dos incidentes críticos. Consiste na anotação sistemática e criteriosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um excelente trabalho ou péssimo trabalho. Esta técnica é subjetiva e visa localizar as características desejáveis e indesejáveis que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros ocupantes do cargo.
3. Requisição de pessoal. A requisição de pessoal constitui a chave de ignição para o processo seletivo. Constitui uma ordem de serviço que o gerente emite para solicitar uma pessoa para ocupar um determinado cargo vago. A requisição é o início do processo seletivo que trará um novo funcionário para o cargo a ser preenchido. Em muitas organizações a requisição é um formulário que o gerente preenche e assina e onde existem vários campos em que se solicita que anotem requisitos e características desejáveis do futuro ocupante..
4. Análise de cargo no mercado. Quando a organização não dispõedas informações sobre o cargo por este ser novo ou cujo conteúdo