Entrevista Eduardo Giannetti
1. Quais são os limites à acumulação de capital da Economia Brasileira, segundo Giannetti?
R: O aumento das cargas tributárias, aumento dos gastos correntes, com as despesas com funcionalismo, aumento do salário mínimo, condicionantes domésticos que impedem o país de ter um processo de crescimento sustentado, a dependência de investimento, expansão da capacidade e o ambiente de negócios O clima para se investir no Brasil é muito ruim. Há ainda a dificuldade de se abrir, gerar e fechar um negócio. O Brasil está nas piores colocações, pois demora em torno de 152 dias só para abrir um empreendimento, sendo que no Canadá são três dias e na Austrália dois dias.
2. O que é capital físico e o que é capital humano?
R: Capital físico representa o potencial de ferramentas, equipamentos e estruturas utilizados na produção de bens e serviços, surge na interação do capital natural com o humano.
Capital humano são as habilidades, conhecimentos e competências das pessoas. Quanto maior o capital humano melhores as condições de desenvolvimento.
3. O que é ambiente de negócios e como podemos analisá-los hoje no Brasil?
R: Ambiente de negócios é o clima de investimentos que no Brasil está muito ruim. O governo desestimula os empreendedores a investir no país, com suas altas taxas de juros e dificuldade para abrir uma empresa. Isso afeta a população, pois diminui o capital humano e investimentos das empresas em funcionários e para contratar novos funcionários. Mais da metade da população economicamente ativa não tem uma situação regular de emprego.
4. Qual foi o tripé da política macroeconômica implementada no 2º mandato de FHC?
R: O tripé foi uma estratégia do ministro Pedro Malan, com câmbio flutuante, superávit primário e metas de inflação. Esse tripé foi mantido e os resultados foram positivos.
5. Como tem sido o desempenho do PIB no governo Lula, segundo Giannetti.
R: Segundo Giannetti no governo Lula o desenvolvimento do PIB continuou abaixo da