A Raposa e as Uvas
Apresentamos os Modalizadores Adverbiais constantes da entrevista analisada, conforme classificação especificada abaixo:
Os Advérbios Modalizadores Asseverativos Afirmativos compreendem aqueles que tornam as sentenças mais enfáticas, não deixando margem para dúvidas, conforme pode se verificar nas sentenças abaixo:
1. “O que me surpreende é exatamente o contrário”.
2. “A preocupação dos grandes economistas em qualquer tempo sempre foi facilitar a busca da realização”...
3. “Então a economia tem um papel secundário na busca da felicidade?”
4. “... há uma correlação muito estreita entre aumento de renda e melhoria do bem-estar...”.
5. “Estudos feitos nos Estados Unidos e no Japão mostram que, a partir dos anos 40, a renda da população aumentou violentamente...”
6. “Essa dissociação é muito rica para mostrar experiência brasileira...”
7. “O brasileiro tem fama de estar sempre de bem com a vida”.
8. “As condições de vida são muito inseguras e muito precárias”.
9. “A mensagem de tudo isso é muito otimista para o Brasil. Mostra que podemos estar muito mais perto de uma condição invejável...”
10. “... sem, em nome disso, sacrificar a espontaneidade que nós temos e valorizamos tanto.”
11. “Essa tendência brasileira a ver tudo de forma positiva não leva à acomodação”?
12. “A interpretação mais óbvia é que o medo de ser feliz era do eleitor. A outra mais sutil, é que o medo era do leitor... Seria o medo de perder ilusões que deram ao PT tanta motivação e tanta força...”
13. “Quando nossos anseios mais profundos são atendidos, tendemos a nos desapontar. Se nós não tivéssemos projetos que vão muito além de nossas forças, não mobilizaríamos energia para fazer o que está a nosso alcance.”
14. “Se você tem prazer em tocar piano, você vai tocar muito e se tornar um grande pianista. O fato de ter muito prazer em uma atividade é uma espécie de enzima”...
Registramos na entrevista analisada