TRABALHO EM GRUPO dissiplinares
1328 palavras
6 páginas
TRABALHO EM GRUPO-TGAluno(s): Rosely Azevedo Aguiar RA: 1427160
POLO Paissandu
2014
Trabalho individual (TG) Curso: Letras
Bimestre: 2°
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor
“Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreende o que lê; que possa aprender também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto e o que lê e outros textos já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos”.
Para ensinar leitura e escrita
Para ensinar a leitura, o educador de língua portuguesa não deve impor uma leitura única, ou melhor, a sua leitura, como a única leitura do texto.
Ensinar a ler é criar uma atitude de expectativa prévia com relação ao conteúdo referencial do texto, isto é, mostrar à criança que quanto mais ela previr o conteúdo, maior será sua compreensão: é ensinar a criança a se auto-avaliar constantemente durante o processo para detectar quando perde o seu fio; é ensinar a utilização de múltiplas fontes de conhecimento (…). Isso implica em ensinar não apenas um conjunto de estratégias, mas criar uma atitude que faz da leitura a procura da coerência. (KLEIMAN, 2008, p. 151)
Introdução
Os professores devem estimular a leitura na sala de aula de uma forma que os alunos leiam por prazer e não por obrigação. Para tanto, o educador precisa ver que tipo de leitura apraz ao aprendiz.
Hoje em dia, dado o papel fundamental da escola e da escolarização no letramento, na aprendizagem e