Entrevista de pedro demo
Primeiramente a ferramenta central para a educação deve ser a pesquisa. Só através dela o aluno consegue desenvolver seu senso crítico, o qual o permite questionar. Segundo Demo, só existe educação quando existe o individuo questionador e crítico, de forma que ele possa participar da sociedade, partindo de um conhecimento que já existe para a busca de novas ideias e ideais.
Segundo ponto importante segundo Demo, é tornar o sujeito crítico, autônomo capaz de ir atrás do saber próprio, através dessa vontade de buscar conhecer novas coisas faz com que o individuo saia da sua zona de conforto e vá à busca do que quer, do que deseja, deixando de ser uma pessoa influenciável e deixando de aceitar o que lhe imposto com tanta facilidade, tornando – se crítico e deixando de ser um simples parasita, participando assiduamente de problemas políticos e intervenções governamentais.
Em terceiro ponto, tem a tecnologia, onde os alunos já conseguem apenas ter o conhecimento, por isso, para Demo é preciso um Professor transformador desse simples conhecimento, onde mostra aos alunos como essa simples informação pode mudar e auxiliar na aprendizagem, para que o aluno possa usar a informação no seu dia-a-dia. Como quarto ponto, o professor tem que ser um instigador da busca pelo saber e entender; orientando e avaliando o aluno, pois o que vemos nos dias de hoje é apenas a educação como forma de memorização (apenas para as provas), mostrando que os professores tem que preparar o aluno para vida e não apenas para passar em vestibular ou em concursos, a vida é muito mais do que simplesmente