Resumo da entrevista de pedro demo
Nessa entrevista foi abordada a formação Docente e o Professor Crítico-Reflexivo em sua formação Inicial, Continuada. Foi enfatizada a necessidade da constante busca por novos conhecimentos, sendo que o professor não deve apenas contentar-se com sua formação inicial, mas também estar à procura de se renovar a cada dia e para isso são necessários então novos métodos de avaliações, metodologias, maneiras mais instigantes de repassar os conteúdos, preocupando-se em formar um indivíduo mais preparado para a sociedade atual . Pedro Demo sustenta que o nivel educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar e para despertar isso na criança ele propõe muita pesquisa e incentivo a elaboração própia de cada aluno e diz que a orientação e o acompanhamento atento do professor é indispensável. O grande desafio será inserir pesquisa e elaboração própia em um espaço de aprendizagem virtual.
Normalmente, a gente não produz conhecimento totalmente novo, no sentido de uma construção nova. Nós partimos do que já esta construído, do que já esta disponível, do conhecimento que está ai diante de nós e o refazemos, reelaboramos.
É preciso destinguir a pesquisa como principio científico eucativo, então a pesquisa indica a necessidade da educação ser questionadora, do individuo saber pensar. É a noção do sujeito autonomo que se emancipa através de sua consciência critica e da capacidade de fazer propostas própias. como diz Paulo Freire estamos na educação formando sujeito capaz de ter historia própia e não história copiada, produzida na sombra dos outros. Uma historia que permita ao sujeito participar da sociedade.
O nível educativo se atinge realmente quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar. precisamos de pesquisa e elaboração própia.
No nivel fundamental a criança é levada a buscar seu material, fazer sua elaboração se expressar usar argumentos, fundamentar o que diz, fazer criticas no que vê