Entrevista De Avalia O Andrea
Entrevista sobre Avaliação Escolar
Entrevista sobre Avaliação
A) Caracterização
Nome: Andréa Menezes
Idade: 40 anos
Formação: Superior em Pedagogia e Pós em Psicopedagogia
Instituição em que trabalha: Pública
Tempo de magistério: 12 anos
Carga horária: Atualmente dobra / 7-11h30min e 12h45min -17h15min
B) O que você entende por avaliação? Quais as finalidades da avaliação para você?
É um processo contínuo. A avaliação não pode ser medida através de um valor numérico, o valor numérico não pode ser o único indicador do grau de inteligência e capacidade da criança. O ensino brasileiro tem a necessidade de estabelecer valores numéricos.
C) Que instrumentos de avaliação você utiliza? Com que frequência?
O professor deve utilizar o grau de avanços do aluno através de sessões plenárias (conferências), na participação ativa da criança; quando ela pesquisa, participa, interage através dessas atividades ela mostra sua produção. Além disso, a auto avaliação não pode ser esquecida. O aluno se avalia e é um dos fatores que não pode ficar de fora, pois se algo estiver dando errado ele precisa se avaliar e sua práxis.
D) Na instituição em que você trabalha como acontece a elaboração desses instrumentos?
O planejamento é feito em equipe. Utilizamos as datas de calendário da SME como CE (centros de estudo) e A (avaliação) para elaboração desses documentos e sua respectiva avaliação. Caso seja necessário, há momentos com a própria direção, corpo docente, com a professora articuladora e os auxiliares de ensino.
E) No momento da avaliação, você costuma se reportar à teoria e/ou à experiência adquirida?
Sim, a ambos. A Teoria embasa o trabalho do professor; é um grande norteador. E a prática também não pode ser dissolúvel.
F) Houve mudança em sua concepção de avaliação?
Sim, muito. Antes o único indicador era o numérico, mas hoje já traçamos um estágio de desenvolvimento, mostrando o caminho percorrido por essa criança e o que precisa ainda percorrer.
G)