Ditadura Trabalho
Zuzu Angel é um filme de drama gravado em 2006 com a direção de Sérgio Rezende e participação de Patrícia Pilar (como Zuzu) e Daniel de Oliveira (Stuart).
O longa conta a história de Zuleika Angel Jones na luta para encontrar seu filho, Stuart Angel que fazia partes de movimentos contra ditadura e é preso e desaparece, o que faz sua mãe pensar que ele foi assassinado. A partir disso, a vida de Zuzu se transforma numa luta constante contra os poderosos da ditadura para encontrar o corpo de seu filho.
Durante o filme, podemos ver o modo como os prisioneiros eram tratados e como as autoridades manipulavam pistas e pessoas para esconder o que realmente acontecia. Zuzu chegou a pedir ajuda de autoridades americanas, pois seu filho tinha nacionalidade dos Estados Unidos também.
A pesar de todos os esforços, a história acaba como muitas outras dessa época de repressão e censura. Após muita luta para encontrar alguma pista de seu filho, Zuleika acaba morta em um acidente de carro após ter enviado uma carta a Chico Buarque de Holanda que dizia: “Se algo vier a acontecer comigo, se eu aparecer morta por acidente, assalto ou qualquer outro meio terá sido obra dos mesmos assassinos do meu amado filho”.
Diante de histórias como essa, podemos perceber quantas consequências ruins o golpe de 1964 causou ao nosso país.
Regime Militar
O regime militar brasileiro foi um regime autoritário que governou o país de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985. A implantação da ditadura começou com o Golpe de 1964, quando as Forças Armadas do Brasil derrubaram o governo do Presidente João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente.
A revolta militar foi criada por Magalhães Pinto, Adhemar de Barros e Carlos Lacerda, governadores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro com o apoio dos grandes veículos de comunicação.
A politização das instituições militares ficou evidente com a Proclamação da República, que derrubou o Império, ou