entrevista de acessibilidade
Nome da entrevistada: Maria da C. Viera.
Deficiente Físico.
Causas da deficiência: Paralisia Infantil
Idade: 45 anos
Profissão: Professora e Tec. em Educação
Casada / Possui duas filha.
Cristina.camara009@.yahoo.com
1. Possui alguma dificuldade ao se locomover na Cidade?
Durante a conversa a Maria relatou que encontra dificuldade ao caminhar, pois as calcadas geralmente apresentam irregularidades o que dificulta a sua locomoção, ela também comentou o fato da demora de entendimento em locais públicos em decorrências da demora precisa ficar em um longo período em pé, isso tem gerado transtornos mesmo tendo as filas preferenciais tem dias que que não estar muito diferente da outras filas (normais), Outra observação foi o fato de da dificuldade de andar acompanhada com alguém pois as pessoas esquecem das minhas limitações em acabam impondo em ritmos diferente do meu caminhar.
2. Em decorrência da sua deficiência você já sofreu algum tipo de preconceito?
Sim, acredito que o mais comum foi arrumar namorado. Ninguém queria ser motivo de piada pelos colegas, namorar uma deficiente. Durante uma a entrevista ela relatou ainda uma situação onde estava em bar em companhia de um amigo ela levantou para ir ao banheiro, quando retornou o amigo estava discutindo com uma pessoa, o motivo da discussão foi que essa pessoa tinha feito um comentário do tipo Você vai agarrar essa aleijada.
Outro relato da entrevista foi que determinadas pessoas esquecem a minha deficiência em decorrência do amor que sentem por mim,....falou também que houve um período de sua vida seus pais quiseram aposentar ela, decidiu que não queria isso pois significava aceitar a condição de incapaz por isso não aceitou, com o tempo percebi que precisava ser melhor em tudo que eu fazia pois não queria que atribuíssem a minha deficiência a incapacidade procurar sempre fazer o melhor.
Observação: realizei uma pergunta para a filha