Estudo da acessibilidade de portares de deficiencia física aos prédios públicos em porto nacional.
Assunto: Acessibilidade
Tema: Acessibilidade para portadores de deficiência física na cidade de Porto nacional
Problema: A cada dia que passa a cidade de Porto Nacional cresce, novas empresas estão chegando, novas instituições estão surgindo e, com esse crescimento econômico cresce também sua população. Hoje a cidade de Porto Nacional já é a quarta maior cidade do Estado com 49.146 habitantes. Em vista esse crescimento, há uma necessidade natural de uma atenção especial da parte do poder publico para com a estrutura organizacional da cidade, calçadas com rampas e espaçamento satisfatório, estacionamentos direcionados para carros e motos, ciclovias, placas de sinalização adequadas, etc. Essa falta de infraestrutura e planejamento urbano satisfatório atinge principalmente as pessoas que detém de certa limitação física como, por exemplo, os idosos, as gestantes e os portadores de deficiência física. “As pessoas com deficiência física para exercerem esses direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, há necessidade de se atingir alguns objetivos, como o direito a acessibilidade em edificações de uso público”.(PAGLIUCA, ARAGÃO e ALMEIDA, 2007).
Justificativa: Percorrendo as ruas da cidade de Porto Nacional, verificamos que na maioria de seus prédios públicos municipais inexistem estruturas adequadas de acesso aos portadores de deficiência física, prédios de serviços essenciais como escolas ainda tem suas calçadas altas e sem espaço para a locomoção desses cidadãos. A dificuldade de locomoção para deficientes físicos na cidade de Porto Nacional e a falta de políticas publica da parte do poder público municipal nos despertou a atenção uma vez que passam se as gestões e nada, ou quase nada, é feito em relação a esse problema.
Objetivo: Verificar a existência das estruturas de acesso aos portadores de deficiência física nos prédios públicos municipais de