ENTREVISTA COM UMA ALUNA QUE CONCLUIU A EJA
A entrevista foi realizada com a agente de serviços Ana Lúcia da Silva Soares que trabalha há 4 anos na Escola Municipal Lúcia Farage Freitas Gumiero. Ela possui 48 anos e tem 3 filhos, sendo que eles atualmente não se encontram estudando.
Ana Lúcia é casada e contou que seu marido por diversas vezes, fez com que ela desistisse dos estudos, por não acreditar que isso lhe traria algum benefício em sua vida e que estudar é simplesmente, perda de tempo.
A entrevistada já concluiu seus estudos na EJA. Em 2008 ela finalizou o 9º ano na Escola Municipal Lucia Farage Freitas Gumiero. Em 2009 ela não estudou porque não tinha companhia para ir à escola. Em 2010 ela realizou o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Sarah Kubitschek e em 2011 o 2º e 3º anos do Ensino Médio foram concluídos na Escola Estadual João Paulo II. Ela relatou que voltou a estudar por conta de seu filho que havia formado o Ensino Fundamental e então, os dois iam para a escola juntos.
Ana Lúcia quis voltar a estudar para ensinar os deveres de casa aos seus filhos que ainda eram pequenos na época e que se não fosse uma amiga a incentivá-la a retornar, talvez ela acomodasse.
Ao voltar para a sala de aula, a grande dificuldade encontrada por ela, foi a diferença de idades entre os alunos. Os mais jovens atrapalhavam constantemente. Ela relata que os mais velhos iam para a escola com o objetivo de estudar, enquanto os mais jovens iam para fazer bagunça, socializar ou fazer qualquer outro tipo de atividade ilícita.
Foi bem difícil conciliar estudo e trabalho, pois ela trabalhava durante o dia na Escola Municipal Mário Marcos Cordeiro Tupinambá e já ia direto para estudar, onde a aula iniciava às 18h. Ela não passava em casa, por conta de não dar tempo e com isso já chegava, muita das vezes na escola, cansada.
A amiga foi a responsável por fazê-la voltar a estudar e Ana Lúcia foi quem incentivou seus filhos a começar o Ensino Médio, lembrando que eles não