Desafio Profissional 05
Curso Letras – Licenciatura em Português e Inglês – Quarta-Noturno
Disciplinas Norteadoras
Teoria do Letramento
Teoria Literária
Direitos Humanos Fundamentais
Aluno
Wanderson Brendo Santos Magalhães
RA: 9513388381
A HISTÓRIA DA EJA NO BRASIL
Tutor EAD
Prof. Caio Mira
Prof. Maria Ausdy N. Castro Santos
Luiz Ratto
Carla Bravo
Tutor Presencial
Ingrid Saldanha
Ananindeua – Pará
25 de Maio de 2015
Introdução
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria.
Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de EJA. Por isso, o professor deve, também, ser um profissional especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do docente da EJA é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.
Neste trabalho, procuramos mostrar a história da modalidade de ensino do EJA durante os séculos passados. O objetivo também é mostrar como é o ensino atual de jovens e adultos, através de depoimentos de docentes que atuam na área e de discentes que concluíram o ensino médio por meio da EJA, buscando saber os pontos negativos e positivos nos dias atuais.
História da EJA no Brasil
A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a corte para o Brasil (1808-1821). A história da Educação de Jovens e adultos no Brasil no período colonial se deu de forma assistemática, nessa época não se constatou iniciativas governamentais