Doenças causadas por protozoários
Calazar Agente etiológico: Um protozoário tripanossomatideo do gênero Leishmania. Transmissão: Por meio de picadas das fêmeas de inseto flebotomíneos da espécie Lutzomyia longipalpis. Tratamento: Até hoje não existe uma cura 100% garantida no tratamento em cães para essa doença, mas os tratamentos podem oferecer melhor qualidade de vida e mais longevidade aos animais afetados. Prevenção: Os cuidados do tratamento exigem atenção especial do dono para com o animal, e também no ambiente em que o cachorro vive.
Leishmaniose tergumentar americana
Agente etiológico: Denomina-se Leishmania (Viannia) Transmissão: É transmitida pela picada de fêmeas de diferentes espécies de mosquitos denominados flebótomos. Tratamento: Tratamento da Leishmaniose são os Antimoniais Pentavalentes. Devem ser administrados por via parenteral (ou seja, intramuscular ou intravenosa), por um período mínimo de 20 dias. A dose e o tempo da terapêutica variam com as formas da doença e gravidade dos sintomas. Prevenção: A melhor forma de se prevenir contra esta doença é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo a mata, sempre utilizar repelentes quando estiver em matas, etc.
Chagas
Agente etiológico: Trypanosoma cruzi Transmissão: A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano. Tratamento: O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Outros tratamentos poderão se fazer necessários, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente, como problemas cardiovasculares ou digestivos. O médico deve dar a devida orientação para cada caso específico.
Prevenção: Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos