Entrando corajosamente no viveiro das incertezas zigmunt bauman

495 palavras 2 páginas
Entrando corajosamente no viveiro das incertezas
Zigmunt Bauman

Os desafios inéditos para a vida dos indivíduos contemporâneo são:
1) ”A passagem da fase sólida da modernidade para a líquida” – Ou seja, a repetição de rotinas, padrões de comportamento aceitável não podem mais manter forma por muito tempo, pois se decompõem e se dissolvem mais rápido que o tempo que leva para molda-los. É Pouco provável que essas formas tenham tempo suficiente para se estabelecer e se desenvolver uma estratégica consiste para a realização de um ‘projeto de vida’
2) ”A separação e o iminente divórcio entre o poder e a politica”- Grande parte do poder de agir efetivamente, antes disponível ao Estado moderno, agora se afasta na direção de um espaço global, enquanto a politica(capacidade de decidir a direção e o objetivo de uma ação) é incapaz de operar efetivamente na direção planetária já que permanece local. A ausência de controle politico transforma os poderes numa fonte de incerteza.
3) ”Retração ou redução gradual da segurança comunal”- A ‘comunidade’ como forma de se referir á totalidade da população que habita um território soberano do Estado parece cada vez mais destituída de substancia. A ‘sociedade’ é cada vez mais vista e tratada como uma ‘rede’ em vez de uma ‘estrutura’; ela é percebida como um infinito de permutações possíveis. Os indivíduos são expostos aos caprichos dos mercados de mão de obra e de mercadorias promove a divisão e não a unidade e rebaixa a colaboração e o trabalho em equipe.
4) “O colapso do pensamento, e da ação ao longo prazo e o desaparecimento ou enfraquecimento das estruturas sociais”- Isso leva a um desmembramento da história politica e das vidas individuais e não combinam com os tipos de sequencia aos quais conceitos como ‘desenvolvimento’, ‘maturação’, ’carreira’ ou ‘progresso’, poderiam ser significativamente aplicados. Sucessos passados não aumentam a possibilidade de vitórias futuras.
5) “ A responsabilidade” em resolver os

Relacionados