enterprise resource planning
Este trabalho abordara características do sistema ERP assim como sua definição, implantação, benefícios e desvantagens buscando mostrar a importância desse sistema nas organizações.
Palavras chave: sistema de informação, ERP (Enterprise Resource Planning), gerenciamento empresarial, processos organizacionais.
OBJETIVO
Enfatizar a importância dos sistemas de informação dentro das organizações, como ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, mostrando a melhoria que se tem ao implantar de forma correta uma plataforma de software que agiliza os processos nos âmbitos gerenciais e operacionais além de fornecer informações seguras e objetivas tornando a organização mais eficaz e eficiente, destacando em especial o sistema ERP. Trabalho apresentado à disciplina Teoria Geral de Sistema de informação do curso de administração, ministrada pelo professor Gilmar Fernandes.
INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico e a globalização há uma grande necessidade das empresas utilizarem a informática nos seus processos, com isso ao longo do tempo foram criados sistemas para facilitar a gestão dentro das organizações, que é o caso do ERP (Enterprise Resource Planning) sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização disponibilizando informações que ajudam os gestores a terem uma visão da organização como um todo, porem é um sistema que necessita de uma reestruturação empresarial estratégica para que se torne possível a sua implantação. ERP é uma plataforma de software que auxilia na tomada de decisão estratégica, gerencial e operacional de uma organização pelo fato de possibilitar a automação e armazenagem de todas as informações de negócios espalhados pela empresa com objetivo de consolidar estas informações em um único sistema.
DEFINIÇÃO
ERP é a sigla para (Enterprise Resource Planning), que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais, e surgiu a partir da evolução dos sistemas MRP e MRP II, que significam