Enterprise Resource Planning
Definição e funcionalidades
ERP designa-se por um conceito que se encontra cada vez mais integrado com a Gestão e com os Sistemas de Informação. Deste modo, trata-se de um tipo de Sistema de Informação que pretende integrar todos os processos de um negócio num só departamento. Assim sendo, o ERP assume como objetivo constituir um software que englobe simultaneamente todas as facetas do negócio de uma empresa tais como, o planeamento, as finanças, os recursos humanos, entre outros, provocando uma coordenação entre elas através da partilha de informação. http://marcosoares.com/erp.htm http://elearning.ipvc.pt/ipvc2014/pluginfile.php/53793/mod_resource/content/1/ERP.pdf
Estratégia de implementação na organização
Embora cada departamento da empresa tenha o seu sistema de informação, o ERP faz uma combinação entre todos de forma a obter um software integrado sobre uma única base de dados facilitando a partilha e comunicação de dados. As tecnologias informáticas são um ponto estratégico para a competitividade da empresa. No entanto, o negócio não deve ser projetado com base nas tecnologias informáticas, as tecnologias informáticas é que devem ser baseadas no negócio da empresa.
Analisando o exemplo de um cliente que faz uma encomenda numa empresa que não tenha implementado um sistema ERP. Deste modo, a encomenda vai passando por vários departamentos, sendo frequentemente reintroduzida noutros sistemas informáticos. Todo este percurso acarreta consequências como atrasos, erros, e mesmo encomendas perdidas. Além de ser difícil controlar em que estado é que se encontra a encomenda, é também complicado verificar se já foi tratada ou se já está despachada.
O ERP assume um planeamento