enterocolite
É definida como uma síndrome clínico-patológica que apresenta necrose de coagulação e inflamação idiopática do intestino.
Fatores de Risco
São considerados fatores de risco relacionados à enterocolite:
- Hipoxia perinatal
- Hemorragia materna antecedendo o parto
- Ruptura de bolsa maior que 36 hs
- Peso ao nascimento menor que 1000gr
- Doença de membrana hialina
- Hipotermia
- Hipotensão
- Cateterismo umbilical
- Uso de vitamina E
- Uso de indometacina
- Uso de metilxantina
- Utilização materna de cocaína
- Policitemia
Os sinais e sintomas da enterocolite são variáveis, desde intolerância alimentar até grave comprometimento abdominal com síndrome clínica muitas vezes indistinguível da sepsis.
Os achados gastrointestinais compreendem:
- distensão abdominalresíduo gástrico
- vômitos (podendo ser biliosos)
- sangue nas fezes.
- Letargia, apnéia respiratória, instabilidade térmica são achados frequentes. A enterocolite necrosante é uma doença pela qual a superfície interna do intestino sofre lesões e se inflama; no caso de ser grave, uma porção do mesmo pode morrer (necrosa-se), ocasionando perfuração intestinal e peritonite.
A enterocolite necrosante afecta principalmente os recém-nascidos prematuros. Ainda não se identificaram completamente as causas que a produzem. Entre elas pode figurar uma inadequada irrigação de sangue para o intestino que pode lesar parte do mesmo. As bactérias podem invadir a parede intestinal danificada e produzir gás dentro da mesma. Se a parede intestinal se perfurar, os conteúdos intestinais podem verter-se dentro da cavidade abdominal e produzir uma infecção (peritonite). Esta pode propagar-se ao fluxo sanguíneo (sepse) e inclusive causar a morte.
Sintomas e diagnóstico
Os lactentes que padecem de enterocolite necrosante não toleram a alimentação e apresentam um abdómen dilatado. Finalmente, podem vomitar conteúdo intestinal tingido de bílis e pode ocorrer que se