enterobíase
BENEDITA TANYELLY BATISTA BENTO ANDRADE
DAYANE CRISTINE DE MELO BEZERRA
ENTEROBÍASE
NATA – RN
2014
1 INTRODUÇÃO
Enterobíase é uma das várias espécies da família Oxyuridae e dessas várias espécies apenas uma ocorre no ser humano (Enterobíase vermicularis). Com os passar dos anos o nome dessa espécie foi alterado algumas vezes. Linneu, em 1758, nomeou como: Ascaris vermicularis. O gênero Oxyuris foi criado por: Rodolphi, em 1803. E Lamarck, em 1853, denominou como: Oxyuris vermicularis. Em 1853, Leach estudando os helmintos percebeu que pertencia a um gênero destinto, nomeando como Enterobius, conforme as regras internacionais de nomenclatura o nome correto é: Enterobius vermicularis (Linneu, 1758) Leach, 1853. Esse helminto é conhecido vulgarmente como “Oxiúrus”. A espécie Enterobiús vermicularis é encontrado em todas as regiões do mundo, sendo que a incidência é mais nas regiões de clima temperado. (NEVES; MELO; LINARDI; 2005).
2 ENTEROBÍASE
É uma verminose intestinal causada pelo Enterobius vermicularis, que pode estar localizado no ceco, apêndice, reto e ânus. Os vermes adultos são cilíndricos, de cor branca as fêmeas medem cerca de 1cm e possuem a cauda longa e afiada. Os machos medem cerca de 5mm, e tem as extremidades posterior enrolada no sentido ventral. Observa-se em ambos os sexos, duas expansões denominadas: asas cervicais, nas extremidades anterior.
Não possuem hospedeiro intermediário, sendo parasita exclusivo do homem.
As fêmeas após serem fecundadas saem do intestino grosso indo em direção ao reto e o orifício retal, depositando seus ovos.
Atinge com frequência crianças principalmente as de comunidades fechadas.
O tempo de incubação das vermes, desde a ingestão dos ovos até o primeiro aparecimento de novos ovos, na região do ânus, é de 4 á 6 semanas.
Principal sintomas de Enterobíase é: coceira na região do ânus, principalmente a noite, devido a