Enterobius Vermicularis
Discentes: Carolina Alexandra Porém Valadão
Carolina Moreira Rodrigues
Inês Ricardo Ribeiro Luís
Castelo Branco, 15 de Novembro de 2012
Enterobius Vermicularis
Curso de Licenciatura em Enfermagem
1ºano/1ºsemestre
Unidade Curricular de Microbiologia
Docente Professor Doutor Francisco José Barbas Rodrigues
Castelo Branco, 15 de Novembro de 2012
Índice
Introdução
A Parasitologia é uma ciência da área de saúde, que estuda os parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies de parasitas vertebrados. Esta ciência tem como objectivo tratar dos sintomas provocados por estes seres, desenvolver tratamentos contra eles, identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias e criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
O parasitismo é a associação entre dois seres vivos, onde o benefício é unilateral.
Enterobius Vermicularis é considerado um nematódeo, animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo completo, que podem ser livres ou parasitas, ou, ainda, ter uma fase de vida livre e outra parasitária.
Este parasita, mais conhecido por oxiúros, pode causar patologias como a enterobíase ou oxiurose e é encontrado em todo o mundo, apesar de ser mais comum em condições de aglomeração devido à transmissão interpessoal está presente em todas as classes sociais e, encontra-se indiscriminadamente tanto no meio rural quanto no meio urbano. É a infecção por helminto mais comum na América do Norte e ocorre quando os ovos são ingeridos, e a forma larvar se torna livre para se desenvolver na mucosa intestinal.
Características Gerais
Enterobius Vermicularis habita vive no cecos, primeira parte do intestino grosso, e apêndice, em adultos, tanto os machos como as fêmeas, embora passem a primeira fase da vida no intestino