TRICHURIS
MORFOLOGIA
MACHO: 4cm.Extremidade posterior enovelada ventralmente
FÊMEA: 3cm. " " reta.
OVO: Possui espessamento mucóide transparente nas extremidades. São geo helmintos, precisam ir ao solo.
HABITAT
Ceco. Mas tb podem ser encontrados no apêndice, colon e íleo.
CICLO BIOLÓGICO
Monoxênico
A pessoa ingere ovos com larvas (L2 - infectante). Esses ovos embrionados liberam as larvas no intestino delgado e depois as larvas migram para o ceco. Durante esse trajeto a larva sofre metamorfoses até virar adulto. O verme pode viver no organismo humano por 5 a 8 anos.
Como os ovos são muito resistentes no meio ambiente, podem ser disseminados pelo vento, água e contaminar alimentos. obs: Não faz ciclo pulmonar!!
PATOGENIA e SINTOMATOLOGIA
Ação espoliativa, lítica e tóxica. A extremidade afilada do verme entra na mucosa duodenal, podendo causar úlceras, abscessos, permitindo invasão bacteriana. Pode levar a anemia (devido a espoliação de sg), prolapso retal (devido a irritabilidade nas terminações nervosas do reto e ceco) e diarréia, devido a mudanças no peristaltismo. Os demais sintomas são iguais às outras parasitoses.
DIAGNÓSTICO
CLÍNICO: Difícil
LABORATORIAL: Exame de fezes pelo Método de sedimentação espontânea
TRATAMENTO
Igual para Ascaris lumbricóides
PROFILAXIA
Igual a Ascaris lumbricóides. Tratamento do solo. dos doentes, educação sanitária, higiene pessoal, tratamento da água, tratamento em massa,... É importante repetir o exame parasitológico até dar negativo. Fonte: members.tripod.com
Enterobius
O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), chamado cientificamente de Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um verme que provoca uma verminose intestinal conhecida por enterobíase, oxiuríase ou oxiurose. Na linguagem popular, o oxiúrus é conhecido como tuxina.
ENTEROBIUS VERMICULARIS – OXIURUS VERMICULARIS
O Enterobius vermicularis é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm.
O ser humano é o único