Entendimento do Filme Giordano Bruno
No inicio do filme, Bruno faz perguntas como funciona a vida, questiona como é produzido os Astros, universo, faz uma associação do mundo animal, vegetal e humano . Compara o ser humano com o animal, descriminando suas aparências e caráter que os mesmos possuem em comum, a diferença entre homem e animal é a razão .
Ensina as pessoas a pensarem e se questionarem,fala que o homem é dono de seu próprio destino e não o que a igreja prega como dogmatismo é a salvação, cada um faz cria o seu futuro, com isso acaba gerando perguntas para a sociedade daquela época, como funciona o mundo?, os dogmas da igreja estão corretos?, se o homem é livre, por que não pode ter seus pensamentos livres?
Sobre os cosmos Bruno passa a ideia de que naquela época, os cosmos são eternos e infinitos, a terra é um de muitos mundos, gira em torno do sol, assim como existem outros sistemas solares e planetas pelo universo . Consegue interpretar que a lua provoca as mares, a menstruação da mulher, o sol provoca a vida e a morte de plantas, mudança das estações e também a vida e a morte do homem, uma nova visão sobre os cosmos deve necessariamente corresponder a uma nova concepção do homem .
Conseguimos absorver a ideia de Bruno, após ter estudado teologia, de que o inferno não existe, que a alma passa eternamente após a morte de um corpo para outro . Deus não está no alto acima de nós, fora do nosso mundo, mas sim em toda a parte, em cada partícula de matéria tanto morta quanto viva .
Sempre lutou por suas ideias de luta e perseverança referente ao que passava aos seus ouvidores, filosofia e a ciência livre, nos queremos autonomia do pensamento e da ciência de qualquer autoridade religiosa, civil ou acadêmica . Por suas pregações e ideias, foi acusado pela igreja de heresia, ensinamentos contra a religião e blasfêmia, conspiração contra a igreja e contra o papa e magia. Como complemento da acusação a igreja retirou alguns artigos de seus livros que