Entendendo o conceito do treinamento
O treinamento era entendido como o desenvolvimento de um processo senso motor, ou, mais especificamente, um processo de desenvolvimento das aptidões do indivíduo para a execução de determinada tarefa ou atividade profissional definida. Isto significa que a função do treinamento se limitava, como se o mesmo fosse, apenas, um fator mecânico no sistema de Produção,(FONTES,1980). Esse papel generalizadamente reconhecido deve-se à correlação entre competência e otimização de resultados á partir de 1880 o treinamento começou a ser sistematizado. Sua articulação como algo racional foi a garantia da atualização dos trabalhadores em suas habilidades, da diminuição de seus erros e da ampliação de sua capacidade para realizar outras tarefas, condições necessárias numa empresa que rapidamente se diferenciava (BOOG, 1999).
Treinar é desenvolver habilidades para executar tarefas por determinado trabalho, aumentando o conhecimento no que tange a função a um determinado cargo seja ele qual for, desde o mais simples, até a função mais complexa dentro das organizações.
(BOOG, 2006, p.5)
Com o desenvolvimento da industrialização as empresas tiveram de recorrer aos processos de aumento de produtividade e, conseqüentemente, à capacitação da mão-de-obra profissional, a fim de obterem maior rendimento do trabalho e. Grande parte das mudanças da antiga estrutura foi realizada por meio de treinamentos. (FONTES, 1980).
O treinamento traz vantagens à organização e ao profissional, as companhias que empregam treinamentos, conseguem ajustar-se melhor com a concorrência de mercado, objetiva a aprendizagem, aumento da capacidade produtiva dos profissionais e mais seguros do trabalho que devem desenvolver dentro da organização, assim o treinamento tem o objetivo de reciclar ou aperfeiçoar conhecimentos, habilidades ou atitudes, minimizando possíveis carências em relação a determinadas exigências.
O treinamento pode ter um